Pensar nas relações estabelecidas entre cada uma das seções do livro, no fluxo e na experiência de aprendizagem do aluno, nas interações possíveis em sala de aula, no potencial de engajamento de cada atividade, na diversificação das atividades, na relevância dos textos de apoio e no suporte a ser dado ao professor e ao aluno. Essas são algumas das questões que habitam a mente brilhante dos autores quando estão envolvidos na escrita de um livro didático
Únicos e especiais
Cada livro didático para ensino de inglês tem a sua identidade e um público alvo específico para o qual está sendo elaborado. Há materiais didáticos que são criados para ensinar inglês para crianças pequenas, com propostas mais lúdicas e uma abordagem de vivência da língua.
Há outros que têm como característica uma abordagem mais tradicional do ensino de línguas, que valorizam atividades de fixação e prática do aluno. Entre o primeiro e o segundo exemplo há uma infinidade de possibilidades, de caminhos que podem serem escolhidos.
Seja qual deles você escolher para o seu material didático, fique tranquilo pois teremos um autor (ou time de autores) com o perfil ideal para escrevê-lo.
Elaboração de Scope and Sequence
O Scope and Sequence é o esqueleto que organiza os conteúdos, vocabulários e funções da língua a serem trabalhados em cada unidade ou seção do livro. Por meio do Scope and Sequence é possível identificar elementos como a diversificação dos temas, a amplitude do vocabulário aos quais os alunos serão expostos e as progressões, sejam elas em termos de desafios cognitivos ou de complexidade da língua.
Além disso, o Scope and Sequence pode mapear também os elementos que são únicos e especiais em cada obra como, por exemplo, o trabalho com projetos do tipo Maker, Steam ou interdisciplinares. Valores e habilidades do século XXI também podem ser destacadas no Scope and Sequence permitindo que o professor tenha uma visão completa do livro.
Elaboração de Projetos PBL (Project Based Learning)
Project Based Learning (PBL) é uma metodologia ativa de aprendizagem. Os alunos entram em contato com o inglês e aprendem a usar a língua por meio de projetos que, em geral, são realizados em grupo.
Elaboração de atividades e projetos CLIL
Abordagens interdisciplinares para o ensino de inglês e integração de conteúdos com a língua inglesa são tendências no mercado ELT e de Educação Bilíngue. O material didático fica mais rico e atrativo quando incorpora elementos da abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning).
Elaboração de roteiros para vídeos didáticos
Elaboração de script para criação ou gravação de vídeos, e para gravação de áudios para atividades de listening.
Elaboração de conteúdos para plataformas digitais
Elaboração de atividades e conteúdos didáticos complementares para serem utilizados pelos alunos em plataformas digitais de aprendizagem.
Você tem um projeto e quer saber como a BaseB pode te ajudar? Entre em contato conosco. Você pode utilizar o formulário para enviar sua mensagem ou, se preferir, chamar a gente no Whatsapp (11) 97377-2212.